06 dezembro 2010

A roupa do noivo... o que usar?

Ai que saudade desse meu cantinho e de vocês! *.*
Sexta-feira meu noivo veio pra cá, acho que não contei pra vocês... ele passa a semana inteirinha em outra cidade, trabalhando e estudando (terminando a facul), e se Deus quiser quando casarmos eu vou morar lá também (ele comprou um apto lá), então quando ele vem pra cá eu tenho que aproveitar né?! ^^
Meninas hoje o assunto é polêmico: o traje do noivo.
Conversando com meu noivo ontem tive a ideia de falar sobre isso aqui no blog, porque afinal, não é só nós noivinhas que precisamos estar BEAUTIFUL no Big Day né?!
Como o Victor já usa roupa social a semana inteira devido ao trabalho e a igreja, ele me disse que não quer casar de terno, que vai optar por um traje diferente, mas nada daqueles modelos com cauda longa!
Então aí vai algumas dicas que encontrei nos sites Noivas Online, Planejando  e Guia de Casamento.

O noivo deve escolher seu traje observando:
O estilo do casamento: informal/ formal/ ultraformal.
O horário: manhã/ tarde/ noite.
O seu tipo físico: gordinho/ magro/ baixinho/ alto.
O traje da noiva: converse com a noiva para saber qual o tipo de traje estará de acordo com o vestido que ela escolheu.

Casamentos realizados pela manhã
Nesse horário o noivo deve usar um terno de cor clara, como o bege ou o cinza. A gravata deve ser sóbria seguindo a tonalidade do terno. A camisa branca deixa o traje mais elegante, mas é possível usar uma camisa em tons um pouco mais claros que a do terno. O sapato e o cinto devem ter a mesma cor, ao usar o paletó bege dê preferência pelos sapatos e cinto marrom. Já o terno cinza combina com sapatos e cinto pretos. As meias devem ter a cor igual ou semelhante à calça e devem ser compridas a fim de evitar a visualização da pele.
Casamentos realizados durante a tarde
Este momento requer o uso de cores um pouco mais escuras. Ganham destaque os ternos nas cores azul marinho e cinza escuro, além do meio fraque quando o evento for mais formal. Prefira usar camisa branca, mas tons mais claros que o terno também são aceitos. Os sapatos e cinto devem ser de couro e exclusivamente na cor preta. As meias devem sempre seguir a cor da calça e possuir cano longo.
Casamento à noite
Casamentos noturnos são os mais formais e portanto requer trajes nas cores grafite ou preto. Nessa ocasião podem ser usados os ternos,  fraques ou meio-fraque, de acordo com o estilo da cerimônia. A camisa deve ser branca e os sapatos e cinto preto. As meias acompanham a cor da calça e devem se

Tipos de traje:

Smoking
Paletó tradicional (as lapelas podem ter detalhes em cetim), camisa especial branca com nervuras no peito, cinta de cetim na cintura e gravata borboleta.
É usado em festas de gala, como festas de formatura e 15 anos, premiações como o Oscar e jantares formais entre líderes mundiais. Não apenas pelos convidados e anfitriões mas, curiosamente, também conhecido por garçons.
Os entendidos dizem que o smoking não é um traje apropriado para cerimônias de casamento por ser exclusivamente um traje de festas de gala.

Fraque
Característico pelo paletó, que abotoa na cintura e tem a parte de trás mais comprida, lembrando uma cauda, que vai até quase os joelhos.
Acompanha camisa branca com colarinho curto, colete e gravata plastrom (amarrada em forma de lenço).É usado por maestros em apresentações de orquestras.
Para ser usado em casamentos noturnos e formalíssimos, nas cores cinza ou preto.
Este modelo não é indicado para noivos baixinhos, porque a cauda longa do paletó “encurta” o corpo.

Meio fraque
O meio fraque é um paletó normal preso por um botão, acompanhado por colete. A composição calça risca de giz e colete cinza chumbo é o que há de mais formal nesse tipo de traje. O
meio fraque com um botão é o mais formal. Sua versão mais moderna – com três botões, é um pouco menos formal.  Na dúvida, opte sempre pelo mais formal (com um botão).
O meio fraque é mais formal que o terno, menos que o fraque e o smoking. Ele deve ser usado em casamentos que pedem formalidade. Na atualidade, o meio fraque tem sido utilizado em qualquer horário do dia. O que vai mudar é a cor. Durante o dia, mais claro e durante a noite, a opção mais clássica de cor – tons mais escuros.
Fraquete
O paletó é parecido com o do fraque, mas a parte de trás é ligeiramente mais curta e termina no meio das coxas
As lapelas podem ser curtas, como na foto.
Também pede colete, gravata tradicional e camisa branca.
Repare que o corte frontal é visivelmente mais curto que a parte de trás do paletó.
O paletó deve ser preto e a calça, cinza escuro ou rica-de-giz.
Para ser usado tanto em cerimônias diurnas quanto noturnas.
É o traje mais usado por noivos no Brasil.


                       Casaca
É um dos trajes mais chiques.
O paletó tem lapelas menores que as de um terno, com possíveis detalhes em cetim ou seda.
Na frente, é cortado em forma de V.
Acompanha camisa branca com colarinho curto e gravata plastrom.
O colete é facultativo.
Aceita apenas cores escuras e é Indicado apenas para casamentos noturnos por causa de sua formalidade.


         Túnica
Paletó ligeiramente acinturado e um pouco maior que o de um terno, porém não muito, com o corte da base reto. As lapelas, menores que as de um terno, podem ter detalhes em cetim ou em seda.
É opcional ao noivo usar um colete da mesma cor da túnica.
O traje é inspirado em trajes militares.
Pode ser usado com camisas comuns e todo tipo de gravata: borboleta, platrom ou tradicional.



Terno
Conjunto de paletó e calça social tradicionais.
Podem ser usados em cerimônias menos formais, sem chegar a ser despojado (para isso, dispense o paletó e a gravata)..
Use cores claras para os casamentos diurnos (cinza claro, creme, gelo).
Deixe as escuras para os noturnos (cinza chumbo, preto etc.).
É acompanhado por camisa branca e gravata comum.




 Como usar o cravo ou outra flor no paletó:
Geralmente o paletó possui um pequeno orifício na lapela para esta finalidade e é nesta altura que deve ser presa a flor. Mas atenção: a flor deve ser presa ao paletó por um pequeno alfinete que virá junto com ela da floricultura e NUNCA pelo seu cabo.
Se estiver usando um lenço no bolso do paletó, dispense a flor. Se estiver usando uma flor na lapela, dispense o lenço.
Se optar pelo lenço, ele deve combinar com a gravata, mas NÃO DEVE ter a mesma estampa.

Aprenda a dobrar o lenço:
Lembre-se: o lenço que fará parte do traje do noivo pode ser de diferentes tipos de tecido, como seda ou linho. Mas a dica é optar por tecidos grossos, que ficam mais firmes e bonitos, além de usar um ferro de passar em cada etapa da dobradura. Se for optar por lencinhos coloridos, lembre-se que ele deve combinar com a gravata.

 O que deve ser evitado
- Gravata: de cor berrante/ exageradamente larga/ que ultrapasse a fivela do cinto;
- O noivo não deve usar roupa branca, essa cor deve ser exclusiva da noiva qualquer que seja o horário do casamento. A excessão é para noivos que seguem a carreira militar;
- O smoking apesar de ser muito charmoso não é indicado como traje para noivo;
- Evite usar relógios e acessórios esportivos;
- Dinner Jacket: O traje caiu em desuso (hoje em dia só mensageiros de hotéis de luxo usam);

Espero que ajude vocês, porque a mim ajudou... agora estou super por dentro do assunto! hahahahaa 
E o noivo de vocês já decidiu o que irá usar?
beijinhos
;*

20 comentários:

Pri disse...

Adooro posts sobre noivos! Ajudam demais!
O meu já decidiu: terno preto, camisa e gravata brancas. Dureza é achar a danada da gravata branca por aqui, rs!
Que bom que gostou da dica das forminhas! É uma economia e tanto e fica lindo!
Beijinhos

Unknown disse...

O meu amore já decidiu por um terno, ele vai comprar um terno bonito e chique hehe
Beijokas

Tathiane disse...

o meu noivo vai usar terno, ja que hoje em dia o menos e mais...bjux...

ModacomM disse...

Oiii eu também gosto de terno com rabo...uhsauhhusauhsuauhsa, eu sei q vc entendeu!!!!!:P
bju

Sabrina Azevedo disse...

ola querida dicas ótimas eu gosto mas do fraque e do casaca.
Meu noivo vai usa um dos dois no nosso big day

Dani disse...

oi querida!!! o teu noivo tem mto bom gosto! Tbm não acho nada legal aqueles trajes "com cauda". Ainda mais que o nosso casamento será à tarde..então ele vai de terno mesmo...acho mais bonito e combina com ele. Ah, sobre seu pai, estarei em oração por ele tá? BEIJOOOO

Anônimo disse...

bom meu namorado falou uam vez que quer ir de branco e se ele quiser e ficar bem, vou deixar.E acho lindo a ideia da flor.

Danielle Almeida disse...

O meu marido usou Casaca no nosso casamento.. é o que combinou mais com ele!!! ficou lindo!! ja a flor na lapela eu acho muito chique, mas ele não gostou muito da ideia e usou um lenço.

Beijoss

Gabi Soares disse...

Ainda não conversei com ele sobre o que ele vai querer usar... mas minha opinião será a casaca. Hehe.
E você? De qual mais gostou?

Beeijos!

http://gabisoaress.blogspot.com/

Mari e Eder disse...

oi querida!!!
o meu usará terno...mas um bem bonito!!! e flor na lapela!!!
bjusss

Mari e Eder disse...

menina....
flor na lapela é básico!!!!!!!!!
fala com ele!!1
bj

Nanda e Dani disse...

eu não sei o que meu noivo vai usar pq ele decidiu fazer surpresa, mas, eu gostaria que ele casasse de smoking

Anônimo disse...

Meu amor vai usar a Casaca. Ficou lindo d++ ele!
Mas realmente a variedade é grande.
Bjinhus florr
otima semana

Suzy disse...

Nossa o Ju nem pensou nisso ainda, ele foi ver terno, mas já pensou em meio fraque, eu ainda ñ palpitei pq tb ñ pensei no assunto, rsrsrs

Mas ameeeeei o post e encaminharei a ele!!

Bjinhus!!

Ju noiva e casando... disse...

Nossa, mas vc me mata de orgulho, que post legal Ju.... Eu fui em um casamento de manhã que o noivo casou de all star, rsrsrsr*

A Mari disse...

Oi noiva!! já decidi pelo noivo rsrs. Optamos pelo meio fraque..acho lindo e não tem erro!!! e acho que ficarei com a flor no lugar do lenço..agora e vc??? deu todas as dicas mas não disse o que o seu usará!
Beijinhos!

Dani disse...

Oiii novinha! Obrigada por participar do sorteio, só não esqueça de divulgar aqui no seu cantinho e me avisar viu?!

As latinhas são super fáceis de fazer, iriam ficar ótimas mesmo no chá de panela. vou postar o PAP no meu cantinho, mas enquanto não posto, dê uma olhadinha nesse blog, tem um bem explicadinho ensinando a pintar latinhas.

http://artesanatosaprendaafazer.blogspot.com/search/label/LATINHAS%20DECORADAS%20-%20Lindas%20e%20f%C3%A1ceis%20de%20fazer

beijinhooss

Unknown disse...

Obrigada flor....


beijinhus

Conviteria D'Aline disse...

Obrigada por participar do sorteio.
Boa sorte!

Rafaella Moura Naves disse...

Ótimas dicas flor...!

vou ate "mandar" meu noivo ler o seu post.... hahah por que eu não vou ver o terno dele =(
é segredo pra mim tbm...

beijoss